terça-feira, 30 de abril de 2013

Porta copos

Porta copos feito no tear com pregos – passo a passo:



Porta copos no tear de pregos
Tecer é uma arte fantástica. Pode-se fazer vários trabalhos lindos para a casa e para você! E pode-se tecer em casa lindas peças, sem muito esforço com o Tear de pregos. Já falamos aqui sobre isso, no post aprenda vários pontos no tear com pregos, não deixe de conferir. Hoje a artesã Claudia Rizzi vai ensinar a fazer um belíssimo porta copos no tear de pregos. Se você já sabe ou está disposto a conhecer essa técnica, será muito útil.


Material Necessário

Material necessário
  • barbante colorido n° 8, nas cores roxo  e lilás (ou outras que desejar)
  • Fio de polipropileno ou algodão na cor lilás
  • retalho de tecido de algodão (tricoline, chita) de aprox. 12 x 12 cm
  • E.V.A. (preferencialmente branco), aprox. 10 x 10 cm
  • tear quadrado 10 x 10 pregos (aprox. 10 cm de área tecida)
  • agulha para tear pequena
  • agulha de crochê n° 3 ou 4
  • Cola universal
  • Tesoura

Como fazer o porta copos

Passo 1

1) Pegue dois fios de barbante, um roxo e um lilás (ou qualquer outra cor que deseje), e amarre as pontas uma na outra. Coloque no primeiro prego do tear, acima, e desça com os dois fios, passando para o primeiro prego embaixo, conforme a foto. Procure deixar o nó escondido para o lado de dentro do tear.

Passo 2

2) Continue este movimento de vai-e-vem até o último prego. Ao passar pelo último prego embaixo, passe o fio pelo primeiro prego à direita, conforme a foto acima.

Passo 3
3) Vire o tear, de modo a iniciar a trama pelo lado esquerdo. Da direita para a esquerda, passe a agulha alternadamente por baixo e por cima de 4 fios (observe que cada prego tem 4 fios), e lace os fios de barbante que estão à espera no lado esquerdo. Volte pelo mesmo caminho, trazendo os fios que agora passarão pelo primeiro prego à direita.

Passo 4

4) Continue este movimento até chegar ao último prego à direita. Corte os fios e os amarre no último prego à esquerda (foto acima).

Passo 5

5) Com o fio de polipropileno ou algodão, e a agulha de crochê, prenda as alças em cada prego executando “ponto correntinha”. Faça isso nos quatro lados, sempre verificando se os fios estão presos na corrente de crochê. Ao terminar, arremate e corte o fio.

Passo 6

6) Com a ajuda da agulha de crochê, retire o trabalho do tear, tirando alça por alça, com cuidado, até que o trabalho esteja solto o suficiente para ser retirado com as mãos.


Passo 7

7) Ainda com a agulha de crochê, dê o acabamento, inserindo uma alça na outra. Faça isso em toda a volta. A última alça deve ser presa à primeira, e escondida no lado do avesso.

Passo 8

8) Pegue o  E.V.A. cortado, e ajuste com a tesoura o tamanho, de modo que não fique maior do que a peça. Arrendonde ligeiramente os cantos. Pegue o pedaço de tecido e coloque sob o E.V.A., com o avesso virado para cima. Com a cola universal, cole as bordas, conforme a foto acima.

Passo 9

9) Cole o avesso da peça no E.V. A.  encapado, tomando cuidado para esconder todos os fios. Passe cola nos 4 lados e pressione, de modo a fixar bem. A cola dará adesão em aproximadamente 5 ou 10 minutos, mas deixe secar por cerca de 24 horas antes do uso, em local arejado, o que faz com que o cheiro da cola praticamente desapareça. E arrase com as visitas!

Artesã: Claudia Rizzi


Leia mais: http://www.revistaartesanato.com.br

Laços:

Como fazer laço diferente para presente com fita:



Laço diferente para presente com fita

Está com problemas para embrulhar um presente? Não se preocupe, temos a solução ideal para você embrulhar os seus presentes e fazer o maior sucesso na hora de entregar. A solução é um fantástico laço super diferente feito com fita. Mais fácil impossível, veja como fazer:


Como fazer o laço com fita

Enrole a fita

Para fazer o laço com fita, primeiramente você deve enrolar a fita como mostrado na foto acima. Dê algumas voltas.

Corte no centro

Após enrolar, você deve cortar a parte central da fita de acordo com as setas brancas mostradas na foto acima.

Amarre

Passe um pedaço de fita por onde você cortou e amarre.

Puxe

Finalmente, basta empurrar para os lados para formar o lindo laço, veja na foto abaixo o resultado final.

Está pronto o laço


Você já imaginou que fazer um laço tão bonito seria tão simples? Pois é mais simples do que parece. Agora os seus presentes vão ter um toque especial com este lindo laço feito com fita.


Fonte: http://linesacrossmyface.blogspot.com/2011/12/ribbon-gift-bows.html


Leia mais: http://www.revistaartesanato.com.br


Brincos



Como fazer brinco de miçangas passo a passo:
Brincos
Que tal produzir bijuterias em casa? Pode ser uma ótima fonte de renda para você, tudo sem sair do seu lar. Pois então acompanhe a dica de hoje, pois pode ser um começo para o seu novo negócio. Abaixo estão as instruções para você fazer um brinco de miçangas que promete fazer o maior sucesso entre as amigas. Porque não avaliar melhor essa oportunidade?

Material necessário

  • Miçangas
  • Fio de nylon
  • Gancho para brinco

Como fazer o brinco de miçangas passo a passo

Passo a passo do brinco
1) A sequência de passos para montagem do brinco é mostrada acima. As duas primeiras imagens (1 e 2) mostram as duas etapas de maneira geral. Logo abaixo, você encontra a etapa 1 mais detalhada.
Tente fazer o seu agora mesmo e deixe os seus comentários abaixo.

Crédito das fotos: http://www.beadsmagic.com


Leia mais: http://www.revistaartesanato.com.br

Fuxico



Flor de fuxico fechada passo a passo:



Veja que belo resultado temos fazendo essa flor de fuxico. Vamos aos passos:
Primeiro corte um molde em papelão que seja o dobro do tamanho desejado para a flor. Exemplo, se você quer uma flor com 5cm de diâmetro, corte o círculo no papelão com 10cm de diâmetro.

Usando o molde, corte os círculos no tecido

Dobre uma pequena borda do círculo e vá alinhavando como mostrado na figura acima

Depois de alinhavado, puxe a linha até que as bordas se unam no centro. Agora é só dar um nó para prender e o fuxico está pronto! Se você alinhavar os pontos bem próximos, o fuxico fica com o centro mais aberto como na foto acima. Já se você alinhavar pontos mais distantes, o fuxico fica mais fechado.

Flor de fuxico pétalas cheias


Você precisará de 2 moldes redondos. Um medindo cerca de 10cm de diâmetro, para as pétalas da flor e outro medindo 7,5cm para o miolo.
Artesanato com fuxico 1
Recorte no tecido 5 peças do molde das pétalas e 2 peças do molde do miolo.
Faça o fuxico e antes de fechá-lo, encha-o de plumante de modo que fique bem cheiinho  Feche com alguns pontos para que não solte ou afrouxe.

Fuxico

Após fechado, deverá ficar assim:

fuxico passo a passo

Una os cinco fuxicos, devidamente recheados e costurados com linha, use 2 fios para ficar bem firme.

Flor de fuxico
Finalize a costura puxando-os bem apertado, os fuxicos ficarão como a figura abaixo.

Fuxico 5
O fuxico do miolo você deve colar com cola pano. Um na frente e outro atrás da flor para dar o resultado final.

Fuxico flor


Flor de fuxico pétalas arredondadas


fuxico passo a passo



Preço curso de fuxico



Outro modelo de flor de fuxico passo a passo



flor de fuxico passo a passo

Quer a prender a fazer uma linda florzinha de fuxico? Basta seguir os passos mostrados na foto acima!
Se quiser conhecer mais modelos lindos de flores de fuxico, não deixe de ver o nosso curso de fuxico – artesanato com bom gosto. Você vai adorar.
1) Recorte 5 cículos do tamanho desejado
2) Dobre ao meio
3) Dobre as duas pontas para dentro, formando um triângulo arredondado
4) Costure e faça o mesmo com todos os outros círculos, unindo-os com a linha um após o outro
5) Dê acabamento pregando um botão no meio



Leia mais: http://www.revistaartesanato.com.br



Flor de fuxico com pétalas redondas





Material Necessário:


  • Agulha de costura
  • Molde pequeno com 5cm de diâmetro
  • Linha
  • Tecido estampado
  • Tesoura
  • Molde médio com 8cm de diâmetro

Modo de fazer:



Recorte 5 círculos de tecido estampado, utilizando o molde pequeno. Dobre o círculo ao meio e insira a agulha em uma das extremidades



Faça alinhavo franzido em todas as pétalas, mantendo-as lado a lado pela mesma linha





Feche o trabalho aproximando as pétalas com um ponto. Faça um fuxico simples com o molde pequeno e costure-o no centro da flor


Leia mais: http://www.revistaartesanato.com.br

segunda-feira, 1 de abril de 2013

DICAS PARAS BEBÊS:

Alimentos que você não deve
oferecer ao seu filho com menos de 1 ano.


Normalmente, os bebês dobram o peso do nascimento quando atingem os quatro ou seis meses de vida e, ao completarem 1 ano, o peso triplica. Na fase de introdução de novos alimentos, todo cuidado é pouco para não oferecer besteiras ou comidas que não só não oferecem nada de bom à criança, como muitas vezes atrapalham a absorção de nutrientes.
Por isso, a mãe e nutricionista Patrícia Cruz Smith listou no livro "Aventuras Gastronômicas de uma mãe de primeira viagem", entre outras dicas, os 12 tipos de alimentos que você deve manter longe do seu bebê antes dele completar 1 ano. Você confere abaixo a lista e, em seguida,  a tabela com a quantidade de ingestão de calorias adequadas para o bebê de acordo com a faixa etária:

Açúcar
Ao menos até seu filho completar os 12 meses, evite o açúcar refinado. Ótimas alternativas para garantir um docinho na refeição podem vir das frutas, por conta da frutose. Frutas secas, como as passas sem caroço e as ameixas também são alternativas. "Se for difícil cozinhar com esses ingredientes, opte pelo açúcar mascavo. Por não ser refinado, ele preserva as vitaminas e minerais que são retirados no refino da cana", explica Patricia.

Cafeína
A cafeína só está liberada para os pequenos após os 5 anos e, mesmo assim, em pequenas quantidades. Mas segundo Patricia, dá para oferecer um pouquinho a partir dos 2 anos. "Ninguém vai fazer um espresso e adicionar ao leite da criança, certo? Então, se for mais leite do que café, e um café fraquinho do tipo 'chafé', tudo bem", diz. 


Corantes e enlatados
Corantes estão eliminados. "Sua única função é tornar qualquer coisa mais atrativa e causar alergias", explica a nutricionista. O problema com os enlatados para os bebês é que muitos deles contêm sal em excesso, aditivo e conservante artificial que podem irritar o estômago, comprometendo a digestão.


Carne de porco
"Por ser rica em gordura saturada e também por conta do grande fator alergênico, a carne de porco não deve ser incluída na alimentação da criança nesse momento", alerta. Após o primeiro ano, cortes magros podem começar a ser introduzidos na dieta da criança.


Crustáceos
Camarão, lagosta, siri, tatuí, pitu, lagostim e caranguejo são os primeiros da lista que inclui ainda as ostras, vieiras e ovas de peixe. Anote aí: devido ao alto potencial alergênico, esses alimentos são totalmente contra-indicados até os 3 anos.

Defumados e embutidos
Até os 2 anos de idade, pelo menos, devem ficar longe das crianças. "É a festa dos excessos: sal, gordura e conservantes, como os nitratos", justifica Patricia.

Frutas oleaginosas
Atenção, principalmente, se há histórico familiar de alergia na família: castanhas, amendoim, amêndoas, nozes, pistache e macadâmia não são recomendados até os 2 anos. "O amendoim, por exemplo, é um dos principais responsáveis por reações alérgicas. Outra razão para evitar as oleaginosas é o formato e a consistência: por serem duras, podem causar engasgos", alerta.


Margarina
Para passar no pão a melhor opção é a manteiga e em pequena quantidade. "A margarina entra na lista dos que nunca deveriam ser oferecidos, pois não trazem nada de bom", explica a nutricionista.


Leite de vaca
"Nada de leite de vaca até os 12 meses completos", afirma Patricia. Segundo ela, após o primeiro ano indica-se o leite de vaca integral. "A gordura vai ser muito útil para garantir a construção de um sistema nervoso saudável", garante a nutricionista.

Mel
De acordo com Patricia, nessa faixa etária o sistema digestivo da criança é muito imaturo e o mel pode conter a bactéria botulínica, capaz de causar diarreia e outros problemas mais sérios. A indicação de consumo é a partir de 12 meses de idade.

Queijos não pasteurizados
"Fale com o pediatra. Alguns profissionais liberam o consumo após 1 ano, outros indicam somente após 2 anos completos", diz Patricia.



Refrigerante
A bebida artificial, como todos sabem, não é recomendada para oferecer ao bebê. "Quando incluído no cardápio das crianças, contribui para a osteoporose, pois fornece grande quantidade de fosfato, que impede a absorção de cálcio", explica a nutricionista.

Calorias de crianças:
Se você tem dúvidas sobre a quantidade de calorias recomendadas que o bebê pode ingerir diariamente, confira a tabela abaixo de acordo com cada faixa etária:

Idade (meses)    Calorias/dias      Proteínas/dias
                               
0 a 5      108 cal/kg de peso da criança     2,2g/kg de peso da criança
5 a 12    98 cal/kg de peso da criança       1,6g/kg de peso da criança
11 a 24  102 cal/kg de peso da criança     1,2g/kg de peso da criança
('Aventuras Gastronômicas de uma mãe de primeira viagem' / FAO/WHO/ONU, 2006)




http://gnt.globo.com