segunda-feira, 15 de julho de 2013

MARGARIDAS DE PAPEL

Margarida de papel
Flores e mais Flores. Quem não gosta de ser presenteado ou presentear alguém com elas? Seja em qualquer ocasião tê-las por perto sempre é muito bom. No post de hoje aprenderemos a como fazer delicadas margaridas de papel, que podemos decorar nosso lar ou presenteá-las a alguém querido! Curiosidade: o nome desta flor vem do latim margarita, que significa “pérola”. Mãos a obra!

  • Papel (pode ser ofício ou A4 na cor branca);
  • Papel crepom amarelo;
  • Arame fino e flexível;
  • Tesoura e cola branca.

Corte o papel
1) Corte vários moldes do mesmo tamanho de papel branco. Observe que o molde se assemelha ao formato de um lápis.
Comece fazendo o miolo
2) Faça bolinhas de papel crepom. Recorte um pedaço de papel crepom amarelo (0,10 x 0,10 cm) e enrole-o na bolinha para dar um acabamento legal. Essa bolinha será o botão da margarida. Depois pegue o arame flexível e prenda-o na bolinha e trance os fios conforme a figura acima.
Cole as pétalas
3) Cole pétala por pétala formando a flor.
Finalize a flor
4) À medida que for colando as pétalas, vá abrindo-as delicadamente com o auxílio das mãos.
FONTE:  http://www.revistaartesanato.com.br

LACINHO PRÁTICO

Lacinho com garfo
Quem não gosta de laços? Sabemos que a decoração fica mais charmosa e harmoniosa com esses enfeites. Aliás, enfeites estes que podem ser pequeninos, grandes, rechonchudos, fininhos, de todos os tipos! Não se sabe muito bem de onde vieram e nem quando surgiram, o fato é que os laços encantam qualquer um. Hoje aprenderemos a como fazer lacinhos fofos que podem ser aplicados em qualquer lugar. Ao trabalho!

  • Fitas finas de voal (se preferir use a de cetim);
  • Tesoura;
  • Garfo de mesa.

1) Com o auxílio de um garfo de cozinha, inicie o trabalho transpassando a fita entre seus ‘dentes’. Com o polegar segure firme a fita para que não se solte.

Passo 1

2) Terminando a primeira etapa, retorne a fita e faça o mesmo e assim por diante.
Passo 2
3) Faça isso de 04 a 05 vezes aproximadamente. Ao final, segure firmemente a fita para que não se solte.
Passo 3
4) Com outra fita, una centralizando as demais fitas que estão no garfo.
Passo 4
5) Dê um nó bem firme.
Passo 5
6) Agora faça o laço.
Passo 6
Está pronto nosso laço! Observe que essa técnica permite que o laço tenha várias voltas e fica lindo! 

FONTE: http://www.revistaartesanato.com.br

GARRAFAS COLORIDAS

Garrafas coloridas
Quando visitamos feiras de decoração, podemos observar o quanto as garrafas coloridas são bonitas e deixam o ambiente com muito mais personalidade. Imaginamos o quanto ficariam estilosas em nosso lar e, quanto vemos o preço, ficamos frustradas não é mesmo? Não se preocupe porque no post de hoje resolveremos esse problema dando dicas de como fazer essas garrafas coloridas para incrementar a decoração. Você verá que é muito fácil fazê-las, gastando pouco e com o mesmo resultado. Gostou? Então vamos colocar a mão na massa, ou melhor, na tinta! Ao trabalho!

  • Garrafas de vidro transparentes limpas;
  • Tinta esmalte à base de óleo (a cor de sua preferência);
  • Recipiente de plástico (será usado para despejar a tinta e facilitar o trabalho);
  • Seringa de plástico nova.

1) Despeje a tinta no recipiente de plástico e misture-a. Usando a seringa de plástico sugue a tinta.
Prepare a tinta
2) Depois disso feito, despeje a tinta dentro da garrafa cuidadosamente. Observe para que a tinta fique só do lado de dentro da garrafa.
Coloque dentro da garrafa
3) Coloque uma quantidade razoável. Agora vire a garrafa de forma que a tinta se espalhe por todo o vidro (lado de dentro).
Espalhe a tinta
4) Depois que a tinta cubrir toda a garrafa, vire-a de cabeça para baixo para secar durante pelo menos 24 horas.
Deixe secar
Está pronta nossa garrafa colorida! Como pode ver é muito fácil a técnica e o resultado fica incrível! 
FONTE: http://www.revistaartesanato.com.br/

VIDRO DE ALIMENTO

Está na moda reutilizar materiais, certo? Além disso, demonstramos que acreditamos e apoiamos a ideia de sustentabilidade. Pensando nisso, nós da Revista Artesanato, vamos reaproveitar aqueles vidros de conservas que provavelmente iriam para o lixo com muito estilo! Com criatividade faremos vasinhos decorados para nosso lar! Vamos decorar aquele cantinho que precisa de algo diferente e estiloso.

  • Vidro de conserva limpo;
  • Tesoura;
  • Tiras de papel pardo (se preferir pode ser tiras de papel colorido);
  • Cola quente.

1) Separe uma embalagem de vidro de conserva. Limpe-a bem e seque.
2) Recorte várias tiras de papel (aproximadamente 3 centímetros de espessura).
3) Pegue tira a tira e enrole-a conforme figura abaixo.
4) Faça isso com todas as tiras, enrolando uma a uma. Depois dessa etapa concluída, comece a colar as tiras na embalagem de vidro usando cola quente.
5) Vá colando o papel em toda a extensão do vidro. Está pronto nosso vasinho decorado! Muito fácil de fazer e criativo!

FONTE: http://www.revistaartesanato.com.br

GARRAFAS PERSONALIZADAS COM GLITTER

Garrafa com glitter
Não é fácil fazer uma decoração bonita para a casa. Em geral gasta-se muito dinheiro e tempo com isso, em busca dos melhores elementos para deixar tudo em harmonia. No entanto, usando-se a criatividade pode-se fazer peças super descoladas em casa mesmo, utilizando elementos simples que você até deve ter ai guardados em uma gaveta. E hoje a dica está seguindo essa linha: vamos aprender a fazer garrafas de vidro personalizadas com glitter para você usar na decoração. Veja todos os detalhes a seguir…

  • Garrafas de vidro
  • Cola branca
  • Glitter
  • Fita adesiva

Passe a fita adesiva
1) Primeiramente faça uma limpeza detalhada na garrafa. Lave por dentro e por fora, retirando o rótulo e qualquer outra coisa que possa atrapalhar.
2) Cole a fita adesiva como mostrado na foto acima.
Coloque o glitter
3) Passe cola branca em toda a garrafa, jogando o glitter por cima em seguida.
Veja como fica
4) Veja como ficam as garrafas com o glitter.
Retire a fita adesiva
5) Retire a fita adesiva das garrafas e espere a cola secar. Está pronta a sua garrafa decorada! Fica um show, não é mesmo?
FONTE: http://www.revistaartesanato.com.br

PORTA TRECOS FEITOS COM LATAS

Porta trecos reciclado
As latas de alumínio ou metal fazem parte da nossa vida em sociedade, precisamos delas para a armazenagem de alimentos e outros produtos. É interessante que a maioria das pessoas, depois do uso, jogam essas latas no lixo, sem pensar na sua reutilização e na proteção do meio ambiente. 
É necessário que tomemos qualquer atitude para reutilizar esses materiais, seja em nossa casa fazendo trabalhos artesanais, seja deixando o material em um posto de coleta para reciclagem. No post de hoje vamos dar um destino diferente a essas latas que usamos no nosso dia a dia, fazendo um porta trecos muito legal. Vamos aprender a como decorá-las fazendo um porta trecos super interessante.

  • Latas de extrato de tomate, milho verde, ervilha, etc.;
  • Papel de presente colorido ou pedaço de tecido, sianinhas, rendas, etc.;
  • Cola branca ou fita dupla face;
  • Estilete;
  • Luvas;
  • Palha de aço;
  • Tesoura para cortar latas, chapas.

Veja como fazer
1) O primeiro passo a ser dado é limpar as latas antes de usá-las em trabalhos manuais, elas devem ser lavadas com água e sabão neutro. Depois passe um pano umedecido com vinagre do lado de fora e dentro da lata. 
Deixe as latas secarem bem para depois você aplicar o fundo preparador, que é uma solução que evita a ferrugem, com formulação que pode ser à base de águam como o Primer para Metais, da Acrilex. Deixe secar por no mínimo 06 horas.
2) Depois dessa etapa concluída, começaremos a decorar a lata! Com o auxílio de uma cola branca ou fita dupla face cole o papel colorido ou o tecido na lata. Se não conseguir cortá-los na medida certa da lata, use o estilete para aparar as ‘arestas’ que sobraram.
3) Se você quiser incrementar ainda mais na decoração da sua lata, cole sianinhas ou rendas por cima do tecido ou do papel colorido.
4) Usando luvas, pegue a tesoura ou o alicate que corta metal e faça o corte na tampa da sua lata (se ela for de metal). Se a tampa for de plástico simplesmente use um estilete. O corte pode ser feito da maneira que desejar. Depois de cortado, lixe com palha de aço suavemente em torno do corte para evitar que se machuque posteriormente.

FONTE: http://www.revistaartesanato.com.br

PORTA RETRATOS DE TAMPA DE LATAS

Tampas para fazer porta retratos
Reciclagem e artesanato 
Podemos reciclar quase tudo e criar peças bem originais, além de ajudar na preservação do meio ambiente. 
Às vezes não damos a mínima importância a materiais pequenos, simplesmente o jogamos fora.
Está na hora de mudar isso urgente! Com muita criatividade e bom gosto, vamos aprender a fazer porta retratos de tampas de extrato de tomate, ervilha, milhos e tantos outros. Esses porta retratos podem decorar o quarto de seu filhote ou você pode fazer uma homenagem a outras pessoas da família.

  • Tampas de latas de extrato de tomate, milho, ervilhas, etc.:
  • Gancho pequeno (suporte para quadros) adesivo;
  • Fotos;
  • Cola branca.

Veja a parte de trás
1) Lave bem a tampa da lata com água e sabão neutro. Depois passe de um lado e de outro da lata um pano umedecido com álcool. Deixe secar bem.
2) O próximo passo é colar o gancho adesivo na frente da tampa da lata. Centralize-o na parte superior da tampa.
3) Agora, recorte as fotos que mais gostar em círculos menores que o diâmetro da tampa da lata e cole-as no fundo, ou seja, na parte de trás da tampa. Pronto! Fica legal e bem original! Além disso, o porta retrato fica leve e você pode pendurá-lo onde desejar!
FONTE: http://www.revistaartesanato.com.br