segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Farinha de coco.




Muitos benefícios
A farinha de coco é a mais rica em fibras, ultrapassando a linhaça com folga. Ela ajuda na saciedade, reduz o esvaziamento gástrico, melhora a função intestinal, regula o açúcar no sangue e os níveis de colesterol. Tem baixo teor de gordura, pois é preparada a partir do bagaço do coco após a retirada do leite de coco, onde está a gordura. A farinha de coco é excelente no preparo de pães, bolos e biscoitos, tornando estas gostosuras permitidas na dieta e aliadas da perda de peso. É livre de glúten e hipoalergência. Seu teor de fibras é maior do que de qualquer outra farinha ou farelo (veja quadro abaixo).

Minerais bem absorvidos
Outro fato interessante sobre a farinha de coco, é que, apesar de muito rica em fibras, não afeta a absorção de minerais, pois não contem ácido fítico, que se prende aos sais minerais e reduz a sua absorção pelo corpo. O ácido fítico está presente em diversas farinhas, tais como a farinha de soja, de milho e de trigo integral.

Cuidando do coração
A farinha de coco é uma grande amiga do coração. Ela ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o colesterol protetor (HDL). Além disso, o seu alto teor de fibra ajuda no controle do açúcar no sangue evitando picos de insulina porque os carbos ingeridos serão liberados lentamente na circulação, e o pâncreas tem tempo de se ajustar e produzir menos insulina. O excesso de insulina tem uma ação inflamatória sobre os vasos sanguíneos de todo o corpo, inclusive os do coração (vasos coronários). Quando se acrescenta a farinha de coco no preparo de pães, bolos e biscoitos, ou nos sucos, estes alimentos tem seu índice glicêmico reduzido. O coração agradece.

Emagrece!!!
Além de ajudar a acelerar o metabolismo, a farinha de coco tem altíssimo teor de fibras não digeríveis, que promovem a saciedade e uma sensação de estar “cheio” por muito mais tempo.
Explicando: os alimentos contem dois tipos de carboidratos, os que são digeridos e os que não são digeridos. No primeiro grupo estão os amidos e os açúcares simples, ambos calóricos. No grupo dos carbos não digeríveis estão as fibras, que não contem calorias, ou seja, ocupam espaço, absorvem água, melhoram o processo digestivo, aceleram o metabolismo otimizando a função intestinal e a eliminação de toxinas, e colaboram para o emagrecimento. A farinha de coco é composta basicamente por carbos não digeríveis, com um pequeno percentual de óleo do tipo benéfico, os triglicerídios de cadeia média.

Ciência
Muitos estudos têm mostrado que o uso regular da farinha de coco, numa quantidade de 2 colheres de sopa por dia ajudam a reduzir em até 10% a ingesta de calorias, o que permite um emagrecimento gradual e saudável, cujo ritmo vai depender do nível de atividade física, idade e taxa metabólica individual.

Fonte: http://www.buscasaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário